terça-feira, 26 de outubro de 2010

Arroz Doce

Desde qua a Bimby entrou na minha cozinha, a receita de arroz doce que faço, muito frequentemente, é esta que vos trago hoje.
Muito fácil de confecionar e fica sempre no ponto, como se gosta cá em casa , bem cremoso! Ora vejam



Ingredientes
  • 160g de arroz para doces ou carolino
  • 1 litro de leite
  • 1 pau de canela
  • 1 casca de limão
  • 1 pitada de sal
  • 4 gemas
  • 150g de açucar

Preparação

Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby, excepto o açucar e as gemas. Programar 50 minutos, temperatura 90, velocidade colher inversa.

Quando terminar junte o açucar e as gemas em fio, previamente desfeitas num pouco de leite, mexa bem com a ajuda da espátula e programe 10 minutos,  na mesma temperatura e velocidade.

Colocar imediatamente em taças e polvilhar com canela em pó.

Preparação Tradicional

Numa caçarola deitar o arroz e tapar de água. Levar ao lume até abrir e a água secar.
Juntar o arroz, a canela, o sal e a casca de limão e ir juntando o leite quente à medida que vai necessitando para cozer. Mexer frequentemente para não pegar.
Quando o arroz estiver praticamente cozido, juntar o açucar e as gemas previamente desfeitas num pouco de leite. Mexer constantemente até as gemas estarem cozidas.

Retirar do lume, deitar em taças e polvilhar de canela em pó.

Fonte - Baseada na receita do Livro Base da Bimby

18 comentários:

  1. Adoro esta receita e também faço muitas vezes!! Sai sempre bem...
    Bjs...

    ResponderEliminar
  2. Há tanto tempo que não faço...
    fiquei com vontade comer arroz doce, nessas tacinhas lindas. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de arroz doce...mas não faço muitas vezes :( Gosto também d eusar o arroz de risotto e aromatiza-lo com especiarias e citrinos, como tu fizeste! Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. A minha Bísavo fazia o melhor arros doce do mundo mas nunca aprendi com ela e nunca soube fazer... até que um dia em casa de 1 amiga comi um que estava fantástico... feito por uma máquina... eu tinha de ter aquela máquina... :))Pois é, foi pelo arroz doce que a Bimby entrou na minha vida ;)

    Beijinhos!!!
    Carlota

    ResponderEliminar
  5. Tb gosto, mas só com a bimby, senão dá trabalho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Bons dias.. Que delícia de imagem, adoro arroz doce!! apesar de n ter a bimbi já comi um feito nela e adorei.. fica bem mais cremoso do que o tradicional.... mas obrigada pela duas receitas! beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro Arroz Doce! Este feito na Bimby, fica divinal, sempre cremoso e não temos q passar 1 hora a mexer.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  8. É uma receita que sempre me acompanhou, era usual em casa da minha Avó, também em casa da minha Mãe, e com a Bimby realmente a facilidade é bem maior, logo cá em casa se faz com mais frequência.
    Adorei as tuas taças, mesmo lindas!

    ResponderEliminar
  9. Amiga,

    Fiz este fim-de-semana para experimentar a maquineta ;-)
    A consistência é perfeita... mas fiz qualquer coisa mal, pois o arroz não ficou cozido uniformemente. Não sei se foi da marca do arroz ou se deveria ter mexido a meio da cozedura... Mas hei-de chegar lá ;-)


    beijocas

    ResponderEliminar
  10. Uma delícia! Adoro, mas infelizmente não se pe fazer muita vez :)

    ResponderEliminar
  11. Gisela,eu que gosto muito de doces, esse é o unico que não parecio.
    As tigelas são mesmo lindas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Arroz doce é muito bom, né!?
    Agora... eu nunca tinha colocado gemas... Vou testar!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  13. Eu sou até suspeita pra falar de arroz doce porque adooooro...
    Linda apresentação...deu água na boca

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Também quero um tacinha dessas...
    Bjs.

    Miguel (Cozinha Sem Tabus)

    ResponderEliminar
  15. Faltando a bimby eu faço na MFP :) Gosto muito de arroz doce, bem cremosinho!

    ResponderEliminar
  16. Lindas essas tacinhas!!
    Gosto muito...o meu loirinho de vez em quando pede para eu fazer.:)
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Bem apetitoso este arroz doce, ficou lindo Gisela, parabéns pelo seu blog também, beijinhos e optima semana.

    ResponderEliminar