quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Bolo de Cenoura Divinal

Esta receita foi-me dada à uns anos por uma amiga, e desde então é dos bolos que mais faço na minha cozinha.
A criançada adora e os grandes também não costumam negar uma bela fatia!


 
Ingredientes
  • 2 cenouras grandes
  • 1 chávena e meia de açucar
  • 1 chávena de óleo
  • 2 chávenas de farinha
  • 1 colher de chá bem cheia de fermento
  • 4 ovos

Preparação Bimby

Colocar a farinha e o fermento no copo e programar 10 segundos, velocidade 3. Reservar.

Deitar no copo o açucar, pulverizar 10 segundos, velocidade 7-8, juntar as cenouras aos bocados e triturar 15 segundos velocidade 7. Colocar a borboleta, acrescentar os ovos e bater 5 minutos, velocidade 4.
Adicionar o óleo, 10 segundos, velocidade 3.
Por fim juntar a farinha e o fermento reservados, e envolver 5 segundos, velocidade 2. Se necessário ajude com a espátula, até o creme ficar bem envolvido.

Levar ao forno em forma untada de manteiga e polvilhada de farinha, até o bolo se encontrar cozido, mas não demasiado para não ficar seco ( testar a cozedura com a ajuda de um palito).

Preparação Tradicional

Num copo liquidificador ou com a ajuda do 1-2-3, triturar bem as cenouras, deitar numa tigela, juntar os ovos e o açucar e bater bem com a batedeira.
Adicionar o óleo, bater  um pouco e por fim juntar a farinha e o fermento, envolvendo bem.

Levar ao forno em forma untada de manteiga e polvilhada de farinha, até o bolo se encontrar cozido, mas não demasiado para não ficar seco ( testar a cozedura com a ajuda de um palito).

Nota - Pode adicionar pepitas de chocolate ao bolo antes de levar a cozer, ou barrar o mesmo de creme de chocolate, já que a cenoura com o chocolate ligam muitissimo bem.

Esta receita rende um bolo grandinho, o que é óptimo para confecionar bolos de aniversário.
 
 

 

18 comentários:

  1. Adoro este bolo!! Sabes que tenho uns muffins no blog inspirados nele? ficaram fantásticos!
    Acabei por não te dizer que gostei muito de ver o "meu" sumo de morango por aqui ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  2. gosto muito de bolo de cenoura, o teu ficou lindo , pena os meus sairem uma desgraça, o ultimo que fiz parecia o chapéu de um pobre.bj

    ResponderEliminar
  3. Ai... que estou a ficar com água na boca.
    Não tenho feito bolo de cenoura há já um bom tempo.
    Adoro quando ficam com aquela crosta por fora bem cozida.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. tem um aspecto super fofinho!!! Eu tb n lhe negava uma fatia!

    ResponderEliminar
  5. Amiga .... este bolo é divinal e bem famoso =)
    Foi talvez a receita mais partilhada no forum e feita pelas cozinhas de Portugal.
    Obrigada pela partilha. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da consistência. faz-me lembrar uns bolos de cenoura que a minha faz.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Adooooro! Esse bolo é uma inspiração! Ainda no outro dia fiz um... divinal! Obrigada pela receitinha!

    ResponderEliminar
  8. Gisa, esse bolo desde que o fiz nunca é o meu eleito muitas vezes para acompanhar um chá.
    Delicioso!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. É um bolo mesmo muito bom, e o interior fica com uma cor linda, receita recorrente cá em casa, tanto assim simples como recheado.

    ResponderEliminar
  10. Que cor fabulosa! Dá mesmo vontade de pegar numa fatia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Amiga,esta receita rende mesmo é um bolo muuuuito bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Bolo de cenoura é o meu bolo de infância e, ainda hoje, é dos meus favoritos :)

    ResponderEliminar
  13. Gisa depois de algumas tentativas com insucesso, finalmente posso dizer que é mesmo divinal :)
    Consegui fazer sem ficar enqueijado e fiquei fã :)

    Obrigado

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ainda não testei bolo de cenoura. Este teu ficou com uma cor super apelativa, e com uma textura bem interessante :)
    beijo

    ResponderEliminar
  15. Adoro bolos de cenoura... a cor esta linda... e a textura parece-me optima.
    Parabens.
    Gostei muito do blog,
    Beijinhos
    SarinhaT

    ResponderEliminar
  16. Alô,
    Que aspecto maravilhoso!
    Gostaria de saber que quantidade de água leva a sua chávena, para me orientar melhor ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniela, a minha chávena é uma medida americana = cup que mede cerca de 250 ml mas podes usar uma caneca daquelas do leite, a medida é mais ou menos a mesma, antes de ter as medidas fazia numa caneca e funcionava, desde que a chávena seja a mesma para todos os ingredientes não há problema.
      Obrigada pela visita

      Eliminar
    2. Muito obrigada Gisela :)
      Adoro os teus bolos!!
      Beijinhos.

      Eliminar