terça-feira, 29 de março de 2011

Risotto de Lingueirão

Um prato com sabor a Algarve. como eu tanto gosto!



Ingredientes

  • 1 "molho" de lingueirão fresco
  • 250g de arroz arbóreo para risotto
  • 1 cebola roxa média
  • 2 dentes de alho
  • 100ml de vinho branco
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 molho de coentros
  • sal e pimenta

Preparação Bimby

Deixar o lingueirão, dentro duma taça larga com água e sal umas horas para sair toda a areia.
Num tacho, deitar água, levar a ferver e cozer o lingueirão até abrir bem.  Retirá-los para um prato e reservar a água da cozedura.
Cortar os bichos aos bocadinhos e reservar.

Colocar a cebola e os alhos no copo e triturar 5 segundos, velocidade 5.
Baixar o que ficou agarrado às paredes do copo, adicionar o azeite e programar 6 minutos, velocidade 1.
Colocar a borboleta, adicionar o risotto, mexer com a espátula e programar 20 minutos, temperatura 100, velocidade colher inversa. Passados 3 minutos juntar o vinho pelo bocal, e retirar a tampa para evaporar o álcool. Vá adicionando a água de cozer o lingueirão, coada, deixando o arroz ir absorvendo antes de    adicionar mais.
Quando faltar 5 minutos para o final, juntar o lingueirão e os coentros picados. Deixar terminar a cozedura, polvilhar com mais coentros e servir de imediato.


Preparação Tradicional

Deixar o lingueirão, dentro duma taça larga com água e sal umas horas para sair toda a areia.
Num tacho, deitar água, levar a ferver e cozer o lingueirão até abrir bem.  Retirá-los para um prato e reservar a água da cozedura.
Cortar os bichos aos bocadinhos e reservar.

Numa caçarola, deitar a cebola e os dentes de alho picados, juntar o azeite e levar a refogar.
Adicionar o arroz, mexer, juntar o vinho e deixar evaporar. Vá adicionando a água de cozer o lingueirão, coada, deixando o arroz ir absorvendo antes de  adicionar mais.
Quando faltar 5 minutos para o final, juntar o lingueirão e os coentros picados. Deixar terminar a cozedura, polvilhar com mais coentros e servir de imediato.

Nota - Não sei dizer o peso do lingueirão, mas costuma haver no mercado ou na peixaria, uns molhos de lingueirão vivo, imagino que será 1 kilo.

20 comentários:

  1. O António é fã de arroz de lingueirão, se ele visse o teu post não parava enquanto eu não lhe fizesse o arroz :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Há tanto tempo que não como lingueirão! E tenho de te dizer Gisela que este prato ficou com um aspecto delicioso!...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. FICOU FANTÁSTCO EU NÃO RESISTO A LINGUEIRÃO.
    ASSIM EM RISOTTO É A PRIMEIRA VEZ QUE VEJO E GOSTEI DEVE SER UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Bem devo dizer que não aprecio lingueirão mas agora fiquei a pensar se esse facto é verdade é que este teu prato está cá com um aspecto... talvez mude de opinião. Ficou lindo. Parabéns. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro risottos! De lingueirão nunca comi, mas este tem cá um aspeto... Um beijinho, Ilídia

    ResponderEliminar
  6. adoro arroz de lingueirao e nao como ha tanto tempo... ficou com optimo aspecto :) beijinhos

    ResponderEliminar
  7. adoro arroz de lingueirao e nao como ha tanto tempo...! ficou com optimo aspecto :) beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu fiquei com água na boca: que aspecto delicioso! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu já comi lingueirão certamente, mas não me lembro do sabor. De qualquer forma acho que devo gostar de certeza... e num risoto desses ainda mais :)

    ResponderEliminar
  10. Como eu gosto desse prato, ficou fantástico!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Gisela, está magnífico esse risotto.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Gosto tantoooooo, e tenho a dizer que esse prato verde seco é lindo :)

    ResponderEliminar
  13. Gisela que inocência mas nunca tinha visto lingueirão á minha frente :) Pelo menos aqui no Norte não me parece que tenha venda frequente.
    Ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. QUE delicia.. nunca provei lingueirão, mas só pelo aspecto deve ser optimo.. Ficou uma imagem linda.

    ResponderEliminar
  15. Lá vem o lingueirão para avivar a minha memória, recordar com emoção, aqueles dias de glória :) É tão bom lingueirão!

    ResponderEliminar
  16. Gisela que pratinho com cheiro a mar! Eu não conheço esse marisco, se é que é, mas o cheiro esse chegou cá!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Acabei agora de jantar, mas fiquei com uma vontade doidinha de provar o teu arroz!!!

    Simplesmente divino!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Ficou lindo Gisela e com um aspecto mesmo apetitoso..irresistivel diria mesmo,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  19. Amiga, costumo fazer um que acho que coloquei no Fórum muito bom também. Efectivamente o arroz cozinhado assim ainda acrescenta mais sabor ao prato em si. Esteou desejosa de poder voltar a comer lingueirão..
    beijocas

    ResponderEliminar
  20. Fabuloso...adoro risotto e com estes bichinhos então...que maravilha de refeição! Parabéns! Beijinhos

    ResponderEliminar