terça-feira, 24 de maio de 2011

Pão de Cerveja com Espelta e Soja

Não há nada melhor e que me dê mais prazer que poder fazer o meu próprio pão. Por falta de tempo, não o faço tantas vezes como gostaria, mas aos fins de semana tento não falhar. E este foi uma excelente escolha para uma das minhas experiências.




Ingredientes

  • 300 ml de cerveja
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 50g de azeite
  • 200g de farinha de espelta
  • 200g de farinha de trigo
  • 100g de farinha de soja
  • 20g de fermento de padeiro fresco
  • 30g de sementes de sésamo
  • 30g de sementes de linhaça

Preparação Bimby

Colocar no copo o mel, a cerveja, o azeite e o fermento e programar 20 minutos, temperatura 37, velocidade 1.
Adicionar os restantes ingredientes e programar 10 segundos, velocidade 6, e mais  3 minutos, velocidade espiga. Retirar do copo, formar uma bola e colocar numa tigela tapada com um pano até duplicar de volume.


Preparação MFP

Colocar na cuba os ingredientes pela ordem indicada e programar a máquina no programa massa. Chef- o-Matic, programa 13.

Quando a massa tiver levedado, trabalhar um pouco com as mãos, e moldar uma bola, achatá-la em forma de rectangulo, e dobrar tipo envelope da parte de cima até ao meio, repetindo mais uma vez. Este processo serve para dar extrutura à massa.
Colocar a massa numa forma rectangular forrada de papel vegetal e deixar repousar cerca de 30 minutos.

Polvilhar o pão com farinha e fazer uns cortes com uma faca para decorar,  levar a assar em forno pré aquecido  a 200º, com um tabuleiro de água no interior.

O pão estará cozido quando ao bater com os dedos no fundo da forma, ouvir um som oco.



Nota - Se não tiver farinha de soja, pode triturar nacos da mesma, na Bimby ou num robot de cozinha

Fonte - No Soup For You.

24 comentários:

  1. Gisela, este pão está lindíssimo! Esses cortes deram-lhe uma aparência especial. Bjs

    ResponderEliminar
  2. EU TAMBÉM GOSTO MUITO DE FAZER O MEU PÃO, MAS COMO GOSTO MAIS DE COZER NO FORNO SÓ O POSSO FAZER AO DOMINGO.
    O TEU FICOU MAIS QUE PERFEITO...ADOREI.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Gisela, o teu pão ficou magnífico! Eu tambem faço o meu pão sempre e durante a semana na MFP, mas sempre que tenho mais tempo tambem gosto de o cozer no forno. Por acaso agora tenho pão caseiro amassado e cozido pela minha mãe à moda antiga, é maravilhoso! Mas está se acabando):

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. amiga que lindo que ficou muito mesmo...bjokitass

    ResponderEliminar
  5. Que bom que experimentaste. Cá em casa já saiu várias vezes. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. O teu pãozinho está com boa cara, só fico a pensar na cerveja... faz-me confusão, mas pelo aspecto fica com um miolo bem bom.

    ResponderEliminar
  7. Gisela,
    Que aspecto lindo está esse pão. Deu água na boca,viu!
    Adoro pão caseiro, fico imaginando o cheirinho!rs
    Muitos bjinho minha lindinha.

    ResponderEliminar
  8. Hum, um pão diferente com óptimo aspecto.

    Nem provei do teu Alentejano neste fim de semana que passou, desapareceu num abrir e fechar de olhos assim como todas as outras iguarias mais gulosas.

    Beijinhos
    Pi
    Fernanda

    ResponderEliminar
  9. Eu quase que já nem compro pão, desde que comprei a MFP.
    Ese pão está com um aspecto fantástico.

    ResponderEliminar
  10. Gisela,
    Também ando a namorar este pão. O teu ficou lindo, lindo. Apetece mesmo uma fatia.
    Beijinhos
    Carla
    (http://decozinhaemcozinha.blogspot.com/)
    P.S: Penso que o comentário vaia aparecer como anónimo, mas não o consigo deixar aqui de outra forma.

    ResponderEliminar
  11. Gisela que belo pão...ficou lindo com esses cortes. Parabéns. Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Gisela que pão tão lindo, digno de uma padeira profissional :) :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Ficou com uma cor espectacular.. tb adoro fazer o meu pão. fica um cheirinho em casa maravilhoso.. adorei a tua receita e a textura do pão. beijo meu

    ResponderEliminar
  14. Mas que rico pãozinho Gisela e com tanta cerveja hehehe, ficamos embriagadas com esta delicia pois deve ser meesmo bom, vou ter de experimentar,

    obrigado pela partilha e beijinhos!!

    ResponderEliminar
  15. Que maravilha de pão e que lindo que ficou! Também costumo fazer e fica uma delícia. beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Gisela
    Eu também prefiro mil vezes o pãozinho caseiro, mas pelo mesmo motivo (falta de tempo) não faço tantas vezes quanto gostaria...ficou com um aspecto maravilhoso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que efeito lindo por cima... eu faço pão sempre, a máquina dá uma ajuda :)

    ResponderEliminar
  18. Gisela,
    realmente com um pão maravilhoso como este quem precisa de ir comprar ao supermercado? adorei a sugestão, tenho de experimentar fazer ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Gisela,
    Fica tão bom um pãozinho caseiro, sem falar no aroma que fica pela casa. Ficou lindo gostei muito do formate do corte. Pela foto da para ver que ficou crocante por fora e fofo por dentro : )
    A apresentacao e fotos estão lindas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Esse é um desejo que gostaria de concretizar em breve...
    Sonho com o dia em que da minha cozinha sair esse cheiro maravilhoso que teima em viajar pela casa inteira....
    O mealheiro está quase cheio... heheheh...
    Esta sugestão é fantástica...
    Anotadíssimo...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos nossos....

    ResponderEliminar
  21. Lá em casa come-se sempre pão caseiro.A sair do forno quentinho, uma verdadeira tentação.

    Ficou mesmo bonito!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Tenho andado com uma enorme preguiça de fazer pão, e este está perfeito, mesmo como eu gosto.

    ResponderEliminar