sexta-feira, 24 de junho de 2011

Pataniscas de Feijão Verde

Se há coisa que evito cá em casa, são os fritos, mas a  umas  pataniscas eu não resisto, e a familia aplaude sempre que as faço.
Nunca tinha provado, até que a Carolina do Caderninho de Receitas, as fez, numa bela tarde de Verão. Desde essa altura substitui os peixinhos da horta pelas pataniscas.

 


Ingredientes
  • 350g de feijão verde cozido, cortado como se fosse para sopa, mas não muito fino
  • 300g de água de cozer o feijão
  • 350g de farinha
  • sal e pimenta
  • salsa
  • 1 cebola
  • 4 ovos
  • óleo para fritar

Preparação Bimby

Cozer o feijão verde na varoma, 25 minutos, velocidade 2, temperatura varoma. Reservar. ( Eu prefiro cozer no tacho para aproveitar a água da cozedura para o polme).
Colocar a cebola e a salsa no copo e triturar 10 segundos, velocidade 5.
Juntar a água, a farinha, os ovos, o sal e a pimenta e bater 2 minutos, velocidade 5.
Juntar o feijão verde cozido e envolver com a espátula.

Aquecer o óleo num recipiente fundo e fritar colheradas de massa até as pataniscas dourarem dos 2 lados.
Escorrer a gordura em excesso sobre papel absorvente e servir quentes ou frias.


Preparação Tradicional
Cozer o feijão verde, escorrer e reservar, bem como a água.
Picar a salsa e a cebola, deitar numa taça grande e juntar a farinha, a água e os ovos. Misturar bem até obter um polme macio. Temperar de sal e pimenta, e envolver o feijão verde.
Aquecer o óleo num recipiente fundo e fritar colheradas de massa até as pataniscas dourarem dos 2 lados.
Escorrer a gordura em excesso sobre papel absorvente e servir quentes ou frias.
Fonte - Livro Alternativas da Bimby, mas com algumas alterações minhas.

23 comentários:

  1. Gisela que belas pataniscas!!! Bem diferentes das que estamos habituadas a ver! Gostei da sugestão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Quando eu era pequenina a minha madrinha fazia isso e eu gostava muito. Ela chamave-lhe peixinhos da horta. Só bem mais tarde é que percebi que não eram peixinhos e sim pataniscas! Muito bom, além das memórias que essa receita me trás! Beijinho! :*

    ResponderEliminar
  3. Foi um dia em grande para as pataniscas! :)) E que bem me souberem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. gisela eu tamebm adoro patanicas e fritso tambem entram poucas vezes ca em casa. mas de vez em quando ai sao bem tao bem.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sou super fã de pataniscas :o)
    E nesta altura de calor sabem sempre tão bem com uma saladinha.
    bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  6. Gisela, um dia não são dias! EU gosto muito de pataniscas mas de feijão-verde nunca experimentei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ai ai... ainda bem que já jantei! Também evito os fritos mas estas vão ter de sair um dia destes... :-)

    ResponderEliminar
  8. nunca comi mas estam com um aspecto que da agua na boca parabens gostei beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Pois é gisela eu cá adoro pataniscas de feijão verde. No verão são rainhas em nossa casa. Com o feijão a colher da horta, os ovos que este ano vão ser nas nossas galinhas, vão sair muitas e muitas pataniscas... Depois é esperar mais um aninho e toca a fazer de novo =)
    As tuas estavam com um óptimo aspecto. Tivemos a mesma ideia =)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Esse dia rendeu mesmo muita coisa boa :)

    ResponderEliminar
  11. belas pataniscas amiga...muito bom...bjokinhas

    ResponderEliminar
  12. Eu também adorei esta ideia...e provei as duas! Um beijinho e parabéns à Bia atrasados :(

    ResponderEliminar
  13. Adoro-as assim simples ou com um arrozinho de feijão hummm. Ficaram bem apetitosas Gisela,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  14. ...e estavam uma delicia mesmo!! : )
    beijocas

    ResponderEliminar
  15. Quem não gosta de pataniscas? Eu fiz com curgetes e as minhas filhas adoraram. E como eu digo, fritos, nem sempre nem nunca!

    ResponderEliminar
  16. Quem não gosta de pataniscas? Eu fiz de curgetes e hortelã e também resultou bem.

    ResponderEliminar
  17. PATANISCAS COM SALADA FAZEM UMA REFEIÇAO DELICIOSA.
    JÁ NÃO FAÇO HÁ BASTANTE TEMPO POR SEREM FRITAS.
    AS TUAS FICARAM LINDAS.
    BJS

    ResponderEliminar
  18. Gisela
    Uma excelente sugestão para fazer umas pataniscas diferentes e saborosas, tenho de experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Sou como tu, Gisela, também evito os fritos, mas vezes não vezes e umas paniscas com uma boa salada são sempre uma refeição maravilhosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Sou como tu, Gisela, também evito os fritos, mas vezes não vezes e umas paniscas com uma boa salada são sempre uma refeição maravilhosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar