quarta-feira, 5 de março de 2014

Galinha de Cabidela.


Por aqui ainda se arranjam galinhas caseiras muito boas, e sempre que aparecem eu compro desde que sejam de confiança, que foi o caso desta. Vinha arranjada e trazia o sangue, logo não resisti e fiz uma cabidela à moda da minha avó, acompanhada da bela da batatinha frita!



Ingredientes


  • 1 galinha arranjada e cortada em pedaços pequenos
  • o sangue da galinha
  • 2 ou 3 colheres de sopa de vinagre
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 ramo de salsa
  • 2 folhas de louro
  • sal e pimenta



Preparação

Colocar num tacho a galinha, a cebola, a salsa, o louro e o azeite e deixar refogar. Temperar de sal e pimenta.
Adicionar um pouco de água, tapar o tacho e deixar cozer. 

Numa taça misturar o sangue com o vinagre, mexer bem e adicionar à carne, mexendo sempre para não coagular. Deixar cozer cerca de 20 minutos, rectificar os temperos e servir com batata frita ou arroz.

Nota - Se a galinha for dura pode cozer em panela de pressão.

8 comentários:

  1. Gisela, eu fui mais habituada ao arroz de cabidela e confesso que adoro, especialmente com muito vinagre :D
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. Essa juro que nunca tinha visto: cabidela com batata frita! Cá em cima a malta come arroz de cabidela, mas com batata frita é coisa para mim nunca antes vista.
    Andando e aprendendo!

    ResponderEliminar
  3. Muito bom aspeto amiga, caseira tem logo outro sabor, bjokas

    ResponderEliminar
  4. Adoramos muito frango de cabidela com arroz do mesmo, mas essa receita é sempre feita pela minha mãe, quando a visitamos, até agora nunca me atrevi a fazer, é que tenho a certeza que não vai ficar igual! :) Agora fiquei com saudades de cabidela!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Uma refeição bem caseirinha e com galinha de confiança, sabe ainda melhor.
    Fabulosa sugestão Gisela!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. que sorte aqui nao ha e eu que adoro so como quando vou a Portugal a tua ela esta 5* e com batatas fritas humm super bjs bs

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha visto a cabidela assim!! Confesso que adoro arroz de cabidela, com muito vinagre :) Mas provava este pratinho sem pensar 2 vezes ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro arroz de cabidela, mas nunca fiz. A minha mãe fá-lo tão primorosamente, que nunca me atrevi. Bem avinagrado, é coisa tão feia e tão boa! :) :) Um beijinho

    ResponderEliminar