sábado, 24 de outubro de 2015

Bolo de Maça, Nozes e Canela

Ainda a tempo do lanche, ou se calhar da ceia, trago um bolo que fiz a semana passada e todos gostaram bastante.
A receita foi adaptada de um que encontrei na net, mas por culpa minha, não anotei a fonte, por isso peço a quem a publicou que me diga para eu poder mencionar de onde ela veio.
Fica um bolo muito húmido e aromático.

Com uma chávena chá e neste dia chuvoso, é o final de dia perfeito



Ingredientes

  • 1 chávena de óleo mal cheia
  • 3 chávenas de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 chávena de açucar
  • 3 ovos
  • 4 maças cortadas em cubos pequenos
  • 1 chávena de nozes aos pedaços

Preparação

Pré aquecer o forno a 180º e untar uma forma de buraco. Reservar.

Começar por peneirar para uma taça, a farinha, a canela, o bicarbonato, o fermento e o sal. Misturar e reservar.
Com a ajuda da batedeira, bater os ovos e o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e fofa. Juntar o óleo e bater mais 1 minuto.
Juntar os secos reservados e envolver bem.
Com uma espátula, misturar as nozes e as maças na massa.

Levar ao forno cerca de 1 hora.
Retirar e desenformar sobre uma grelha.


Preparação Bimby ( Não testada)

Começar por peneirar para uma taça, a farinha, a canela, o bicarbonato, o fermento e o sal. Misturar e reservar.

Bater os ovos e o açúcar com a borboleta durante 3 minutos, velocidade 4. Misturar o óleo e bater na mesma velocidade 30 segundos. 
Por fim adicionar os secos reservados e envolver cerca de 20 segundos na velocidade 2.
Com a espátula misturar bem as maças e as nozes.

Levar ao forno tal como mencionado acima.

9 comentários:

  1. Adoro bolos de maçã! São deliciosos e o cheirinho que deixam na casa é fantastico! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro esta conjugação de sabores nos bolos, são sempre um sucesso garantido :) Este está com um aspecto muito guloso, levo a receita comigo para experimentar brevemente.
    Visita-me em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. Merhabalar, çok lezzetli ve çok iştah açıcı olmuş. Ellerinize sağlık.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
  4. Olá Gisela! Este bolo está com um aspecto super delicioso, fiquei mesmo inspirada para fazer um bolo de maca com especiarias também! Uma boa segunda feira!

    ResponderEliminar
  5. Eu não sei bem porquê, mas bolo de maçã e nozes é algo para me deixar sempre consolada e contente. Perfeito para tardes chuvosas sem dúvida alguma.
    Beijinhos Gisela

    ResponderEliminar
  6. Adoro Gisela, bolinhos com maçã e canela são dos meus preferidos nesta altura.
    Uma amiga minha passou-me há muitos anos uma receita semelhante, e ainda hoje a faço com carinho para os amigos e lanches de domingo. Perfeito! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Adoro Gisela, bolinhos com maçã e canela são dos meus preferidos nesta altura.
    Uma amiga minha passou-me há muitos anos uma receita semelhante, e ainda hoje a faço com carinho para os amigos e lanches de domingo. Perfeito! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. A ideia não é nova mas realmente nada bate um clássico como este lindo, perfeito e simples.
    Perfeito para uma tarde de Outono :D Gostei do método também.

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. De todos os bolos que se podem fazer, os de maçã, são sem dúvida dos meus preferidos :P

    Este ficou com um belo aspecto... posso levar uma fatia??

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar